Superação e recordes no Campeonato Catarinense de Patinação de Velocidade Indoor em Joinville

foto: André Francisco - Joinville - Vista das costas de três patinadores patinando velocidade dentro do estacionamento do Garten ShoppingFlorianópolis conquistou o torneio, seguido por Criciúma. Os donos da casa ficaram em 3º lugar.

No último domingo (30) foi realizado o Campeonato Catarinense de Patinação de Velocidade Indoor, no Garten Shopping, em Joinville. Trinta atletas entraram no desafiador percurso de 130 metros montado no estacionamento do shopping. Além de atrair atletas de outros estados, a competição organizada pela Federação Catarinense de Hóquei e Patinação também chamou a atenção do público que esteve presente no shopping.

Na Categoria Principal, que definiu o ranking final, Florianópolis teve ampla vantagem com a participação dos atletas Éder Lopes Moraes, que conquistou ouro nas provas de contrarrelógio, 500 metros e 3.000 metros, e Jorgelina Achigar, com prata no contrarrelógio e nos 500 metros e ouro 3.000 metros.

A atleta de Criciúma Sofia Serrano garantiu sozinha o posto de 2º lugar, com ouro no contrarrelógio e 500 metros e prata nos 3.000 metros, enquanto o atleta joinvillense Gillyan Soares segurou o resultado de 3º lugar no ranking com 3 medalhas de bronze.

Confira o quadro geral de medalhas aqui.

Foto Ricardo Müller - Duas patinadoras na linha de largada, uma é deficiente visual e segura a mão de sua guia, preparando-se para a corrida

Superação marca campeonato com a primeira prova para deficientes visuais do estado.

A atleta Cris Müller, de Joinville, marcou o campeonato com sua história de superação. Ela é deficiente visual mas isso não a impede de fazer várias atividades físicas, inclusive a patinação, modalidade pela qual ela defendeu no início de setembro as cores de Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Patinação de Velocidade. O campeonato foi adaptado para recebe-la, que realizou as disputas assistida por um guia que patinava guiando Cris com o uso de um cordão pelas mãos.

Campeonato supera as expectativas e firma o esporte em Santa Catarina.

Para o Diretor de Provas de Velocidade da Federação Catarinense de Hóquei e Patinação, João Vicente Scarpin, as competições de patinação de velocidade vem ganhando importância devido aos resultados nacionais: “Este ano levamos o time de Santa Catarina nos dois campeonatos nacionais e terminamos o ano como a 3ª melhor equipe do Brasil. Nossa lista de atletas é muito enxuta, porém altamente competitiva e eficiente.”

O próximo desafio é em novembro, no México, para onde dois atletas catarinenses embarcam para compor a Seleção Brasileira de patinação de velocidade no Campeonato Pan Americano em Monterrey. Sofia Serrano, de Criciúma, e Éder Lopes, de Florianópolis, foram convocados pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação devido aos seus resultados no último Campeonato Brasileiro, realizado em setembro na cidade Paulista de Sertãozinho. O campeonato de Monterrey pode garantir aos catarinense a participação inédita nos Jogos Pan Americanos 2019, que será realizado em Lima, no Peru.